sábado, 3 de abril de 2010

Troca da traqueo

Sexta-feira passada, foi trocada a cânula de traqueostomia da Laurinha.

A cânula deve ser trocada a cada 1 a 3 meses, dependendo do caso. A última troca tinha sido na última internação dela, em dezembro, então a médica do homecare marcou o dia para fazer uma internação-relâmpago dela na UTI do São Camilo com essa finalidade. 

Depois dos sustos que já tivemos, fazer essa troca em um ambiente seguro e totalmente equipado, com a presença dos médicos, é imprescindível. De quebra a Laurinha reencontrou o Dr. Evandro, que cuidou dela em todas as vezes que ela foi internada após sair da maternidade, e a Dani pôde (infelizmente) reencontrar outras mães que havia conhecido lá na UTI. Digo infelizmente porque a Dani só as reencontrou lá na UTI porque seus filhos ainda continuam internados, rezamos para que elas possam em breve ir para casa com eles e possamos nos encontrar fora do hospital...

Ela ficou poucas horas no hospital, mas a troca da cânula em si é vapt-vupt, é um procedimento que deve ser feito em poucos segundos, pois obviamente enquanto ela está sem a cânula ela praticamente não respira.

Bom, mas esse evento talvez nem merecesse um post, se não fosse por um detalhe: quem efetuou a troca da cânula foi a própria Dani - com a orientação e supervisão constante dos médicos da UTI, claro. Estou orgulhoso por ela ter conseguido superar em parte o trauma da decanulação acidental da Laurinha ano passado, o que sei que não foi fácil. Esse detalhe é muito importante pois também significa que ela pelo menos já sabe, na prática, como fazer a troca da cânula. Claro que foi tudo feito com tranquilidade, com a Laurinha sedada, em um ambiente controlado e com todo o equipamento necessário, mas mesmo assim é uma experiência importante.

Esperamos nunca mais ter nenhuma intercorrência com nossa princesa, mas aprendemos - da pior maneira - que precisamos sempre estar preparados para qualquer eventualidade.

Algumas informações técnicas que podem auxiliar alguns pais:

A Laurinha sempre usou cânulas sem cuff. A primeira que ela usou foi uma Portex comum de 4.0mm, e desde dezembro ela está usando cânulas Shiley de 4.5mm, que por ser de silicone incomoda menos a criança. Recomendo uma visita a um site excelente que é sobre traqueostomia infantil, o mais completo que já vi até hoje (porém em inglês): http://www.tracheostomy.com/care/index.htm.

4 comentários:

  1. As mamães de bebês especiais acabam se tornando especias tb. Parabéns a Dani por mais uma aprendizagem adquirida. Eu mesma aprendi muitas com o meu Pablo. Hoje sei aspirá-lo, faço curativos e até aplico suas injeções. Por eles fazemos de tudo né.
    Parabéns ao papai tb pelo enorme amor q tem no coração.

    ResponderExcluir
  2. OI MEU NOMEÉ FABRÍCIA, TENHO UM FILHO QUE SE CHAMA MATEUS TEM QUATRO ANOS DE IDADE. RECENTEMENTI ELE TEVE QUE FAZER UMA TRAQUEOSTOMIA, GOSTARIA QUE VC MIM ENFORMASSE A ONDE COMPROU A CANULA DE SILICONE.

    AGUARDO RESPOSTAS OBRIGADA
    EMAIL:fabriciasovalente@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá Dani gostaria muito de manter contato com vc, como não tenho blog só e-mail e orkut vou passar o meu e-mail dilcelia.costa@hotmail.com, pois gostaria q compartilhar-se a sua experiência comigo pois minha filhinha tambem tem traqueo e tbm deu estenose subglotica.
    bjo que Deus continue te abençoando e abençoando essa familia linda, parabéns vc é uma guerreira....
    Dilcélia

    ResponderExcluir
  4. Olá, meu nome é Mayara e eu tenho um primo que esta usando a traqueo e juntamente a gastro. Eu estou meio curiosa, sua bebê já usou a traqueo metálica? e queria saber tbm quantos anos ela tem, pois compramos a Shiley de 4.5mm, mas minha tia esta achando muito pequena para o neném..
    Espero retorno, e mt obrigada já..
    se puder entrar em contado pelo msn melhor: mayarafares@hotmail.com

    obs: seus filhos são lindoos *-*

    ResponderExcluir

Deixa sua msg, vamos adorar e aassim q possivel responderemos. Para contato direto nos escreva em trifelizes@hotmail.com