sábado, 20 de junho de 2009

Planejamento

Desde antes do casamento nós queríamos muito ter filhos. Nos casamos em 09/12/2006, após apenas 5 meses de namoro e 4 de noivado. Logo após a lua de mel, ela já suspendeu o anticoncepcional, e já começamos a tentar engravidar. Lembro que no reveillon de 2006/2007 tínhamos esperanças de já estar grávidos.

Infelizmente não foi tão fácil assim. No começo estávamos tranquilos, mas depois de algum tempo foi aumentando aquela decepçãozinha, mês após mês quando vinha a menstruação. Após um ano tentando, e já tendo iniciado alguns exames, encontramos alguns problemas... no começo de 2008 eu já me preparava psicologicamente para lidar com a possibilidade de nunca termos filhos. Ela às vezes se desesperava e já falava em adoção, mas eu preferia deixar para discutir esse assunto mais pra frente, afinal ainda não tínhamos esgotado todas as possibilidades.

Ao todo foram quase 2 anos tentando, fazendo exames, indo a especialistas e clínicas de fertilidade. Devo dizer não gostei das clínicas que fomos, achei o esquema todo meio mercenário. Ninguém se preocupava em tratar os problemas que tínhamos, já queriam partir logo para a fertilização, alguns falavam claramente, outros mais sutilmente, nos induzindo a tomar essa decisão. Também era tudo muito caro, além das nossas possibilidades, não lembro os valores exatos, mas falavam em pacotes de três tentativas, coisa de 25, 30 mil reais. Fomos atrás também de hospitais com programas de inseminação e fertilização gratuitos, mas esses tinham filas de vários anos.

Até que soubemos da Fundação ABC, da Faculdade de Medicina de Santo André, onde fomos extremamente bem atendidos e amparados. Acabamos mesmo precisando recorrer a uma FIV (fertilização in-vitro), e foi lá que fizemos, com um custo de menos de 20% do que as clínicas particulares cobravam.

Teve várias situações engraçadas, como no dia em que fiz meu primeiro espermograma lá na própria fundação. Eles te davam um pote de plástico branco, opaco e redondo, mais ou menos do tamanho de um pote de sorvete, com uma etiqueta bem grande escrito "COLETA". Dentro dele é que ficava o pote onde realmente os "bichinhos" seriam coletados, encaixado numa espuma no centro. Não sei qual era o objetivo do pote grande, se era pra ser mais discreto errou longe, ou talvez para não sumirem com o potinho de coleta, como nos postos de gasolina onde a chave do banheiro só falta vir amarrada com um bloco de concreto. Ou pode ser que fosse pra testar a vontade de ser pai hehehe, não era fácil passar por um corredor cheio de gente, com aquele potão na mão e todo mundo olhando pra você e sabendo exatamente onde você vai e o que você vai fazer. Se bem que não sei se era pior na ida ou na volta, pois na volta sabiam que você já tinha feito! Ou não, tinha gente que olhava meio intrigada, acho que curiosa pra saber se o sujeito não tinha negado fogo no espermograma... humm, será que era pra isso o pote grande, pra preservar um pouco o cara nesses casos?

Sei lá, mas o fato é que o pote não era nada discreto, eu peguei o pote, a enfermeira me explicou onde era a sala de coleta, e eu fui lá, com aquele trambolho na mão. Só que quando passei a recepção eu me perdi, e fiquei zanzando pra um lado e pro outro, cheguei até a parar na porta do banheiro da faculdade, pensando se não seria lá mesmo, até que um cara que estava sentado aguardando consulta teve um pouco de compaixão - ou sacanagem - e gritou no meio daquele povo todo "Campeão, a sala de coleta é aquela ali ó!".

Bom, fizemos vários exames, aliás em um deles a Dani sentiu muita dor, foi na famosa histerosalpingografia. Após todos os exames realizados, começamos a preparação para a FIV, ela começou a tomar injeções, primeiro para alterar o ciclo, depois para estimular a produção de óvulos. Eram injeções que eu mesmo aplicava em casa, na barriga dela, todo dia.

Fizemos entao a punção (retirada dos óvulos) e coleta dos espermatozóides, no dia 23/10/2008, ou seja, esse é o dia em que nossos filhos foram concebidos. Três dias depois, num domingo, dia 26/10/2008, fazíamos a transferência, foi o dia em que os pequenos foram morar na barriguinha da mamãe. Foram transferidos 4 embriões.

Apenas uma semana depois, a mamãe fazia o primeiro teste de gravidez, desses de farmácia, num domingo à noite. Contra a orientação da médica, diga-se de passagem, pois ela pediu para não ficarmos ansiosos e aguardarmos 15 dias antes de fazer o primeiro aoteste, para não ficarmos decepcionados se desse negativo, o que não necessariamente significaria que deu errado, porque ainda era muito cedo. Mas o teste deu positivo, um positivo bem fraquinho, bem clarinho, que a mamãe colocava até contra a luz pra enxergar. Naquele momento a mamae começou a chorar porque não tinha certeza e achava que era mais negativo do que positivo e resolveu fazer outro teste de manhã, com a primeira urina do dia.

No dia seguinte de manhã outro positivo, so que dessa vez mais forte... e mamae desabou a chorar de alegria. Papai foi trabalhar MUITO feliz nesse dia!! À tarde, a mamãe, não satisfeita, correu para um PS e fez o teste de sangue: POSITIVO.

Estava confirmado: estávamos grávidos.

5 comentários:

  1. Desde criança sonho em ser mãe e quando estava casada e decidi parar a pilula e engravidar achei que rapidinho engravidaria, mas se passaram alguns meses e nada, como sou aniosa de natureza (nasci de 8 meses rsrs) fui logo fazer exames... eu e meu marido na época. E fiz também esse exame horrível que a Dani fez: histerosalpingografia... Meu Deus!!! E não descobriram nada... Acredito que seja algo de Deus e talvez não fosse a hora certa de engravidar, mas fico feliz quando leio esses relatos porque me faz ter certeza de que um dia minha hora vai chegar!!! Parabéns pela determinação e parabéns pelo trio!!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa ... Descobri o blog de vcs, do nada ...
    e estou amando ver as historias, parabénsss !!
    Tenho o mesmo nome da sua filha, Analaura, só que o meu é tudo junto, não é separado, tenho 28 anos e tenho uma filha de 7, que ficou na UTI tbm qndo nasceu, apesar de ter nascido com 38 semanas.
    Fico una UTI, por causa de um erro médico, ficou 16 dias entre a vida e a morte, muitas noites iamos la, e os medicos diziam, que daquela noite ela nao iria passar ...
    Depois de mto sofrimento, dela claro, nosso, ela saiu do hospital depois de 22 dias, e mais de 400 KM longe da nossa cidade. Mas hoje vende saude, e é isso que com a gloria de Deus, vai acontecer com seus bebes.
    Vou rezar por vcs cinco apartir de hoje, e tenham fé que tudo vai acontecer para o melhor, e que essas tres crianças vao trazer mta alegria para vcs.
    um bjo
    Analaura

    ResponderExcluir
  3. Adorei o blog!
    Sou tentante há quase 1 ano e já estou buscando tratamento adequado.
    Tenho que fazer a histerosalpinlografia e morro de medo, todos dizem que é realmente muito dolorida.

    Saúde a todos vcs!
    Carla

    ResponderExcluir
  4. Que linda história! eu e meu esposo estamos na luta e com a benção de Deus também iremos conseguir! Pela fé em Jesus. Parabéns! Abraços a todos vocês!

    ResponderExcluir
  5. Que linda a história de vocês.
    Parabéns pela família linda e que Deus os abençoe cada vez mais.

    ResponderExcluir

Deixa sua msg, vamos adorar e aassim q possivel responderemos. Para contato direto nos escreva em trifelizes@hotmail.com