sexta-feira, 26 de junho de 2009

Como foi o dia "D"

Hoje vou contar em detalhes a correria (e alegria!) que foi o dia em que as crianças nasceram, 13/05/2009. No final daquele dia, antes de "tentar" dormir, anotei rapidamente tudo que aconteceu e os horários...

13/05/2009

- 06:25 A Dani foi levada para a sala de parto. Eu desci para avisar a equipe de filmagem e pegar a autorização para assistir ao parto. Em seguida fui para o 2o. andar, onde há uma lanchonete e uma área de espera, com uma televisão que divulga as informações dos pacientes para os parentes e amigos. A ansiedade estava a mil nesse momento, somente meu sogro, "seu" Valdírio, estava lá. Minha mãe estava a caminho, e chegou pouco antes de eu ser chamado para a sala de parto.

- 07:45 Fui chamado pelos auto-falantes para ir ao centro obstétrico... essa era a chamada para eu ir me preparar para assistir ao parto. Lá me entregaram a paramentação que eu deveria vestir, fui ao vestiário, me troquei e me colocaram em uma sala para aguardar mais um pouco. Eu estava muito nervoso mas de certa forma sereno ao mesmo tempo, foi muito estranha a sensação. Meus filhos estavam prestes a vir ao mundo!!!

- 07:55 Me chamaram e entrei na sala de parto... a Dani já estava anestesiada, deitada, com sua pressão e batimentos cardíacos monitorados, e um pano isolando a área da cirurgia. Eu sentei em um banquinho de metal ao lado da cabeça dela, ela estava muito nervosa, então eu segurei sua mão e conversei acalmando-a... sinceramente não faço a menor idéia do que falei naquele momento. Na hora não vi a moça da filmagem e por um instante pensei que tivesse furado, mas em seguida já a vi com a câmera na mão. Ainda não recebemos o dvd da filmagem (porque eles filmam também a alta das crianças e o Vitor e a Ana Laura ainda estão na UTI), mas imagino a cara que eu não estava nessa hora.

- 08:00 em ponto começou a cirurgia (estava marcada para as 07:30), com o Dr. Newton sendo auxiliado por seu filho e também obstetra, Dr. Cristiano. De onde eu estava não dava para ver muita coisa, cheguei a pensar em levantar para poder ver direito mas achei melhor ficar sentado quietinho, primeiro porque fiquei com receio de passar mal, desmaiar ou coisa do tipo e perder todo o acontecimento; segundo porque a Dani estava nervosa, chorando, e precisava do meu apoio. Mesmo assim dava para ver bem os bisturis, as mãos ágeis dos médicos cortando, cauterizando, pequenos esguichos de sangue... lembro muito bem também do cheiro, não sei se era de quando as artérias eram cauterizadas ou dos bisturis. Quando já estava tudo preparado, o Dr. Newton avisou que ia começar a tirar as crianças, que ela ia sentir mexendo dentro da barriga dela, mas que não era pra ficar nervosa nem se mexer que era assim mesmo. Nesse momento entraram três pessoas na sala, acho que enfermeiras, cada uma com um pano azul escuro grosso na mão, para receber os bebês.

- 08:05 nasceu a Ana Laura! Ela foi a primeira a sair, mas não chorou. Seu cordão umbilical foi cortado rapidamente, ela foi entregue à enfermeira que já aguardava ao lado. Mostraram ela para a gente muito rápido ao passarem pelo nosso lado para levá-la para receber os primeiros cuidados. A mamãe ficou muito nervosa e preocupada por ela não ter chorado (confesso que eu também fiquei muito preocupado, mas era tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo que não dava nem para pensar em nada na hora). Pouco depois teve uma passagem muito engraçada que quebrou um pouco o nosso nervosismo, que foi quando a Dani começou a ficar cada vez mais nervosa, e o Dr. Newton falou pra ela "Dani, se você não se acalmar eu vou colocar você pra fora da sala e continuo o parto sem você hein." :D

- 08:07 nasceu o Cezar! Ele abriu o berreiro imediatamente, e a Dani ficou muito emocianada e chorou, dizendo duas simples palavras que nunca vou esquecer, "Meu filho!". Ele também foi levado rapidamente, tanto que quando passaram com ele ao nosso lado a Dani virou a cabeça por uma fração de segundo e por isso não conseguiu vê-lo. Ela ainda ficou falando "mas eu não vi ele, eu não vi ele", mas ele já tinha sido levado para a sala ao lado. Também ninguém se preocupou com isso, ainda tinha mais um, quem já viu um parto de múltiplos assim acho que vai saber do que eu estou falando, é uma loucura só, várias coisas acontecendo ao mesmo tempo, nem dá tempo de absorver tudo.

- 08:08 nasceu o Vitor! Ele também chorou normalmente, não tão forte quanto o Cezar, mas chorou. Mesma coisa, já cortaram o cordão umbilical e o levaram, mostrando-o para nós de passagem. Dessa vez não passaram correndo tanto e deu para a Dani ver ele melhor. O Dr. Newton nos acalmou, falando que estava tudo bem, que os três nasceram super bem e que logo logo voltariam com eles para nos mostrar. As placentas foram retiradas (fiquei impressionado com o tamanho das três placentas juntas!), e iniciaram os procedimentos finais da cirurgia

- 08:25 voltaram com os bebês dentro de duas incubadoras, para vermos melhor, estavam o Cezar e a Ana Laura em uma incubadora e Vitor sozinho na outra, eles já estavam limpos e mais rosadinhos, eram lindos. Mesmo assim foi por pouco tempo, já levaram eles para a UTI.

- 08:40 já estava terminando a cirurgia e eu saí da sala de parto e fui para a sala de espera. Lá encontrei o vovô Valdirio (pai da Dani) e a vovó Dalvair (minha mãe). Meu pai e a mãe dela não foram porque estavam extremamente nervosos hehehe... Pouco depois eu voltei para o quarto, fui deitar e descansar um pouco porque não estava muito bem... a essas alturas a Dani já deveria estar indo para a sala de recuperação, onde deveria ficar por cerca de 4 horas, e não tinha muito o que eu pudesse fazer. Na saída da sala de parto haviam me avisado que eu poderia ver as crianças na UTI dali a uma hora.

- 09:50 papai foi ver os bebês na UTI. Foi nesse momento que tirei as primeiras fotos deles (que publiquei aqui). Os três eram lindos, lindos... fiquei babando um tempo lá, até que o pediatra Dr.Sergio conversou comigo, explicou que os bebês estavam bem, estavam respirando com ajuda do CPAP, e que agora precisavam acompanhar o desenvolvimento deles nessas primeiras horas de vida.

- 11:15 voltei para o quarto para esperar a mamãe. A vovó Vera e a tia Márcia já estavam lá também. Quiseram obviamente saber tudo sobre o parto e como eram as crianças, como estavam, etc. Eu descarreguei a câmera no notebook e eles viram pela primeira vez os bebês.

- 12:00 os tios Guerra e Simone chegaram para visitar. Começamos um multirão para preencher as lembrancinhas (que ainda não estavam datadas), e começamos a organizar tudo no quarto para esperar a mamãe, pendurando o enfeite de porta, etc. Os tios Guerra e Simone levaram também uma cadeirinha da Fisher Price e a secretária eletrônica que ele trouxe dos Estados Unidos para as crianças.

- 13:15 Mamãe ligou para o celular do papai, ela estava no quarto 606 e estava sozinha, tadinha (não avisaram quando fizeram a transferência de quartos). Fui correndo encontrar com ela, enquanto isso todo mundo já começou a mudança das coisas para o quarto novo. Conversamos sobre o parto, sobre as crianças, mostrei para ela as fotos deles, foi tudo muito emocionante. Ela ainda estava se recuperando da anestesia, e quis descansar um pouco (muito justo!).

- 14:00 Com as crianças bem e sendo cuidadas na UTI, e a Dani bem e dormindo no quarto, finalmente lembrei que eu tinha estômago e só tinha comido um salgado até então (de manhã fiquei na dúvida entre o medo de tomar café "direito" e vomitar tudo de nervoso na cirurgia, ou não comer e desmaiar, então acabei ficando no meio termo e comi só um salgado para forrar o estômago). Então fui almoçar sozinho, lembro até que comi uma bela feijoada e tomei uma caipirinha pra comemorar hehehe.

- 15:15 Fui ver os bebezinhos de novo na UTI. Lá conversei com uma pediatra, que falou que o Cezar e o Vitor estavam ficando muito cansadinhos porque faziam muita força pra respirar, e se continuasse assim eles iam entubar os dois pra ajudar a respirar melhor. Só saí de lá umas 17:00 quando minha mãe foi me buscar na porta, fiquei lá curtindo os bebês e esqueci da vida hehehe...

- 18:30 tio Falco foi visitar, ficou um tempão. Papai foi tomar uma cerveja com ele na pizzaria pra comemorar.

- 20:30 Mamãe foi tomar o primeiro banho depois do parto, com ajuda da enfermeira.

- 21:30 tio Emerson chegou com a Ivy, eu desci pra encontrar com ele e fomos tomar uma cerveja na pizzaria de novo, porque a mamãe estava descansando. Ficamos lá por uma hora, eles subiram rapidinho pra dar um beijo na mamãe e foram embora.

- 22:45 Deixaram a mamãe ir ver os bebezinhos, e o papai foi junto. Lá na UTI pediatra explicou pra gente que o Vitor ficou muito cansadinho de tanto fazer força pra respirar, e por isso eles tiveram que entubá-lo. Além disso, juntou um pouco de líquido fora do pulmãozinho dele, e como isso também tava atrapalhando pra ele respirar (pneumotorax), tiveram que colocar um dreno para tirar o líquido. Infelizmente pra fazer isso o médico precisou fazer um corte do lado direito do peitinho dele :'( . Mamãe ficou muito impressionada de ver seus filhinhos tão amados com um monte de tubinhos e aparelhos, e passou muito mal. Ela chorou bastante, e o papai ajudou a consolá-la explicando que estava tudo bem apesar desses probleminhas. Mamãe só conseguiu ficar uns 15 minutinhos, e teve que sair de lá e voltar pro quarto porque estava muito nervosa mesmo.

- 00:35 Papai saiu do quarto e foi no 2o. andar, telefonar pro vovô Everton pra falar do que aconteceu, e perguntar se era grave ele ter tido pneumotorax. Vovô Everton explicou que o procedimento era esse mesmo, e que era comum esses probleminhas, que isso não era sério mas como os bebezinhos eram muito prematuros tinha que tomar bastante cuidado com eles. Papai nem dormiu direito nessa noite.

4 comentários:

  1. Que emocionante Carlos!
    Mais uma vez parabéns pelos babys!
    Maura
    (http://coisasdamaura.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  2. Lindo, Papai!!!
    Vc é super detalhista, adorei saber cada passo!
    Parabéns!
    Um grande beijo para mamãe e turminha.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Carlos!!
    Nao sei se ira se lembrar, sou eu VIVIANI, amiga da Dani!!
    Cara, chorei em varios momentos desse seu relato...que emocionante tudo isso...
    A Dani foi abençoada no dia em que te conheceu e tri abençoada novamente com o nascimento dos bebes!!
    Parabens...fico muito feliz por vocês!
    E agora um pouco mais feliz em saber que dois ja estao em casa e logo logo a Laurinha tambem estará pra completar a bagunça de felicidade que será o lar de voces!!
    Abraços
    Viviani

    ResponderExcluir
  4. Dani...
    sempre me emociono com os posts!! Fico feliz de saber que, depois de tanta luta, a familia guerreira está completa e unida em casa!!
    Vcs sao um exemplo!
    bjs

    ResponderExcluir

Deixa sua msg, vamos adorar e aassim q possivel responderemos. Para contato direto nos escreva em trifelizes@hotmail.com